terça-feira, 5 de julho de 2011

Propagação da Espécie

Sabe o que é melhor do que aceitar que se tem uma mania? Saber que existe muito mais gente no mundo com a mesma mania que você. Muito mais perto que imaginamos.
Pois é, a  alegria que vou relatar hoje foi a emoção em saber que a minha “chatisse” em reconhecer o gosto de tudo, também existe no meu  irmão. Ele também (muito mais que eu!) tem esse costume. E com isso se tornou muito exigente. Se ele elogiar uma receita, pode mandar soltar fogos de artifício durante dez dias, pois a sua receita é a melhor, sem dúvida! Minha mãe que o diga.
Mas a minha alegria mesmo aconteceu num jantar despretensioso, na casa do meu irmão. Um jantar de uma noite comum, onde eu me juntei à família. A cozinheira tinha sido recém contratada e estava sendo avaliada. O prato era Strogonoff de carne. Na mesa redonda, todos se serviram e desta vez a pérola foi dita pelo meu sobrinho Guilherme de 10 anos: “Nossa, ela exagerou na mostarda, hein?” Aquela observação me deixou tão feliz!

Um garoto tão lindo, tão inteligente e com a mesma mania do seu pai e da sua tia. Fiquei muito orgulhosa. Não pela mera propagação da mania, mas sim por perceber num  garoto tão jovem o paladar apurado ao ponto de reconhecer os ingredientes na primeira garfada. E ele é assim mesmo, especial. Gosta de saber a origem das coisas, como foram feitas e o mais legal, gosta de experimentar comidas novas. Isso é uma raridade nas crianças.
O ser humano é vaidoso por natureza e não existe prova maior disso que o orgulho de reconhecer nos descendentes,  os nossos defeitos.  Com a minha sobrinha Duda de 8 anos, não é diferente: “puxou” da tia aqui uma parte específica do corpo, um temperamento rebelde e das avós, o gosto por cozinhar. Fica horas com elas fazendo as mais variadas receitas e desde pequena me ajuda a confeitar os bolos que faço. Quer felicidade maior que uma frase assim?:
“Tia Fê, se você abrir uma loja de doces, eu venho depois da escola trabalhar com você, tá?”  Uma ajudante assim, não é para qualquer um.
Acho que o nome deste blog faz todo o sentido pois minha cozinha é, quase sempre, meu mundo. Mas o mais especial é que o meu mundo, ou melhor,  minha família, está sempre lá comigo.

Ser tia assim é fácil... Amo vocês!!!!

Um comentário: